Contos da infância galáctica

Todos nós sabemos a idadedo Universo: 14 bilhões de anos(Desde o Big Bang).
O Universo possui centenas de bilhões de galáxias, cada uma com milhões ou até centenas de bilhões de estrelas.Como por exemplo, a Via Láctea.
A Terra é uma ilha de atividade biológica em meio à desolação total que nos cerca por muitos anos-luz.
Mas o Sol não é a única estrela.

Agoro pergunto a todos:

Mas e nas galáxias? O que as sustenta?

Ai vem a resposta:
Em cada uma delas existe também uma estrutura, uma teia invisível de matéria que dá suporte às estrelas e ao gás que produz sua luz.
Só que essa teia invisível não é feita da mesma matéria que as estrelas e as nuvens de gás. Essa "matéria escura" não tem nada a ver com a matéria comum que conhecemos.
A matéria escura cria poços gravitacionais para onde flui a matéria normal, que forma as estrelas. Esse movimento causa ondas de choque violentas. Quanto mais matéria escura, mais violenta a onda de choque. Nos casos mais dramáticos, o choque pode interromper a formação de estrelas. Galáxias elípticas são as que têm a formação de estrelas interrompida mais cedo. Mesmo que ainda existam muitos pontos obscuros, a infância das galáxias começa a ser desvendada.

Lucas Nozoe Nº14

13 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo excelente texto, Lucas! E eu achando que ninguém fosse ganhar nota neste trimestre...
:)

Anônimo disse...

Pois é, o Lucas demorou mas fez, e fez bem feito :D
Pelo o que eu entendi, o que sustenta as galáxias é uma espécie de teia invísivel, a matéria escura, que forma as estrelas e tal, mas pra mim ainda é difícil imaginar daonde surgiu tudo isso.

Anônimo disse...

Bem, pelo o que parece as galáxias são sustentas por uma téia invísivel e essa matéria escura quando mais escura ela for, mas violenta a onde de choque e se o choque for muito drámatico pode até interromper a formação das estrelas! :S
Mas como a bia disse, eu não consigo imaginar de onde surgiu tudo isso.

Anônimo disse...

Eu tenho uma revista do "Scientific American" que tem uma matéria sobre a matéria escura que diz que menosde 1% da massa do Universo é de estrelas; 5% de matéria ordinária(professor o que significa?)e de gás livre."os movimentos desse material visível revelam que se trata de destroços semelhantes aos de um naufrágio, num mar invisível de matéria desconhecida.Os termos que usamos para descrever seus componentes, "matéria escura" e "energia escura", expressam nossa ignorância."
Achei curioso essa notícia e trarei a revista para a sala ler a reportagem se quiser.

Obrigado

Camila Fregonese disse...

Lucas fico muito bom mesmo, parabéns .. até eu entendi o que vc falo ;D .Eu entendi que o que sustenta as galáxias é essa matéria escura(ou como vc prefere dizer essa teia invisível)e que esse movimento dessa matéria é por ondas de choques violentos, esse choque pode interromper a formação de estrelas .

Anônimo disse...

o mais interessante sobre a materia escura é que ela não pode ser enxergada pelos nossos instrumentos (escura, lembra?), o que leva os cientistas a imaginar metodos indiretos para pesquisá-la - o que exige um bocado de imaginação!

(sem falar no laout novo do blog, que ficou fantástico! PArabéns, Bia!)

Anônimo disse...

PRO o que significa matéria ordinária???

Beatriz disse...

Nem te conto, Pão! :O

Anônimo disse...

HAHAHAHAHA

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Ficou muito bom mesmo, parabéns!
Então, essa matéria escura sustenta quem não tem o sol por perto.É isso?
E pobre dos físicos;pelas colunas do Marcelo Gleiser,estão tentando descobrir o que é essa matéria faz um tempinho...
Tomara que encontrem alguma explicação, é uma coisa bem curiosa!

Anônimo disse...

Ótimo texto Lucas! Bom,tudo bem que a galáxia é sustentada por uma massa escura,uma teia invisível..ok ok! Mas do que é feita exatamente essa massa Sôr? E do que ela surgiu,porque surgiu? (aah quantas perguntas :S )

J. disse...

Ficou muito bom mesmo, parabéns! (2)
Eu entendi que o que sustenta a estrela é uma teia invisível de matéria que dá suporte à estrela e ao gás que produz sua luz.